Estudos psicopedagógico apontam que o crescimento e a adaptação das crianças no mundo têm diversas características e seguem alguns padrões por idade, seja no lar, na escola, nas clínicas médicas e na sociedade em geral.
Como forma generalizada podemos dizer que são as influências e os cuidados que vamos recebendo dos vários meios de comunicação que nos estrutura para a vida real.
Na etapa de 02 até 07 anos o crescimento é moderado, por isso fique tranquilo se seu filho no primeiro ano da escola se desenvolver bastante e depois parecer estacionar no crescimento e reduzir muito o apetite.
Citaremos aqui algumas observações e boas práticas para a adaptação dessas crianças na escola, a participação da família é primordial para que essa introdução seja bem sucedida. 1 – Habilidades psicomotoras-Oferecimentos de brinquedos de empilhar, bola, boias, encaixe separadamente ou mesmo em conjunto a exemplo do Tapete Ginásio das Atividades.
2 – Brincadeiras – “é brincando que se aprende” – nessa fase a sugestão é que se utilize muito o corpo correndo, pulando, rolando, pedalando e outros.
3 – Alimentação – “saúde é o que interessa” – quanto menos aditivos melhor (na compra de alimentos prontos observar se tem menos que 05 itens), o pão pode ser o que a criança mais gosta, bastante leite, pipoca de panela, sucos adoçados com água de coco ou uvas passas.
4 – Birra- identifique o motivo e a intensidade da decepção, olhe nos olhos e crie a solução.
Citação: Crianças são nutridas pelo alimento, pelo afeto e pelos sonhos.
Sejamos uma boa fonte de nutrição para os nossos pequenos tesouros.
Comments